Inaugurado o Centro Museológico Prof. Doutor Cândido Azevedo, na Galeria do Oriente D. Francisco de Almeida, em Pernes.
No final desta tarde de domingo inaugurámos o Centro Museológico Prof. Doutor Cândido Azevedo, na Galeria do Oriente D. Francisco de Almeida, em Pernes.
Fruto da generosa doação do Prof. Doutor Cândido Azevedo, a Coleção Cândido Azevedo & Netos simboliza cinco séculos de presença portuguesa no Oriente. Artefactos, mobiliário, porcelanas, relógios, pinturas, têxteis, entre tantos outros objetos, dão corpo a um património de enorme valor histórico, cultural e identitário.
Santarém fica profundamente devedora ao Prof. Cândido Azevedo e à sua família pela entrega deste espólio a Pernes e ao concelho, enriquecendo a memória coletiva e valorizando a ligação histórica de Portugal ao Oriente.
Esta inauguração assume ainda maior significado por representar o segundo centro museológico inaugurado em freguesias rurais no último mês. O primeiro foi em Alcanede, reforçando uma estratégia de valorização cultural descentralizada e de investimento no nosso território.
Estes investimentos são fundamentais para preservar e valorizar a nossa história, afirmar a identidade das nossas freguesias e criar novos motivos de visitação ao concelho. Ao levar cultura, património e conhecimento às freguesias rurais, estamos também a promover dinamismo local, atratividade turística e desenvolvimento para todo o território.
Obrigado Professor Cândido Azevedo!
Parabéns Pernes! Parabéns Santarém!

